26 de dez. de 2006

brasileira

nunca tinha lido esse darcy ribeiro. um amigo comentou sobre o livro "o povo brasileiro" e decidi ler. se é que a arte nasce da angústia, tô indo no caminho certo... ler esse livro está transformando meus olhos e remexendo tudo aqui dentro. caraca, que vontade de nos descobrirmos brasileiros. não eu só, mas eu junto com muitos. que vontade de ser parte de uma força crescente. e que luta insana parece ser. vou transcrever umas partes...
sobre os primórdios do processo civilizatório no Brasil... ( como tudo acaba desembocando pra onde estamos hoje...)
" Cá o barroco de gentes ibéricas, mestiçadas, que se mesclavam com os índios, não lhes reconhecendo direitos que não fosse o de se multiplicarem em mais braços, postos a seus serviços. (...)
Aqui, nenhuma terra se disperdiça com o povo que ia se gerando. De toda ela se apropria a classe dominante, menos para uso, porque é demasiada demais, mas a fim de obrigar os gentios (nativos considerados hereges) subjugados a trabalhar em terra alheia. (...) Roma lhes sacramenta a possessão dos novos mundos com a condição de que progridam (...) na conversão dos novos infiéis descobertos. As classes dirigentes tendem a definir-se como agentes da civilização ocidental e cristã, se considerando prudentes e pios. O colono se enriquecia e os trabalhadores se salvavam para a vida eterna (!) Nenhuma ideologia foi tão convincente para quem exercia a hegemonia nem tão inelutável para quem a sofria.
(Aqui) ... o que se engendra é uma elite de senhores de terra e de mandantes civis e militares, montados sobre a massa de uma subumanidade oprimida, a que não se reconhece nenhum direito.
DESPOJADOS DE SUA ALMA... através da conversão que invadia e avassalava sua própria consciência. "
Nossa própria consciência tão minada.. primeiro tão convertida, e HOJE TÃO SEDUZIDA
AAAAAAAAAAAHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário: